Frequently Asked Questions

Perguntas Frequentes







O que move um criador?


Ora aí está uma questão interessante :)

Por andar à procura de resposta, sobretudo para outra questão que é - como posso eu viver feliz sem criar - que lancei, com um Grupo de Amigos, uma iniciativa denominada "Beautyful Creation".

Visita o link, e já agora reflectimos em conjunto sobre este e outros assuntos.





É possível viver da Pintura? E, já agora, como?


É, sem dúvida que é... mas não é fácil.

Não é fácil porque nem sempre é possível harmonizar os produtos pictóricos/ artísticos mais procurados com a procura interna de cada Autor.

À data da introdução desta resposta neste espaço para as faq's, enquanto bebia um café aconchegadinho ao meu Pequenote, li no Expresso, numa entrevista de Clara Ferreira Alves a Eduardo Lourenço (Revista Única, nº 1940, 31 de Dezembro de 2009) algo sobre Fernando Pessoa que acho que ajuda um pouco a abordar a questão.

Nesta entrevista que achei particularmente inspiradora (não pelo que afirma mas sim porque faz pensar) em resposta a CFA, EL diz "... O Pessoa era um narciso, claro, um narciso da invisibilidade (...) como o Kafka. São gente que viveu dentro de uma ausência (...) ele viveu como se não tivesse uma existência real. E por outro lado está escrito. (...) Ele estava a ver viver. A única coisa que viveu como real foi a irrealidade." (fim de citação)

É realmente tramado :)

Comemos pão e vivemos as mesmas maleitas que qualquer outro profissional, mas a obra, para ser intensa, verdadeira, necessita que possuamos a capacidade de nos posicionar fora da realidade (por vezes sem a poder viver simultaneamente) para depois a reinterpretar com maior intensidade, liberdade e inovação.

Nem sempre as 24h do dia chegam para isto tudo. Comer pão, trabalhar para o trazer para casa, abraçar a vida, reinventá-la e chegar ao final do dia ainda com alguns trocos nos bolsos, nem sempre é fácil.

É necessária uma grande dose de Amor (ou outra emoção igualmente intensa) e muita fé e paciência)



E os preços desta obra são elevados?

Não. Muito pelo contrário.

Os preços que pratico são absolutamente baixos e apetecíveis, sendo este o meu contributo para a sustentabilidade global.

Contudo não estão abaixo da justa medida, estando cotados segundo o nº de horas que sei que cada trabalho necessita, sem os traços de especulação intrínsecos a este mercado.

Para consultar a tabela de preços clique aqui.

Para saber mais sobre a forma como abordo a questão negocial, clique aqui.




Como posso eu obter um bónus, descontos ou ofertas em obras deste espólio?


É fácil!

Ajude-me com ideias, espaços de exposições, parcerias criativas, sinergias em áreas como o design ou a organização de eventos... e as questões pecuniárias são negociáveis.


Responsabilidade Social?
 


Quem ama cuida. Quem ama respeita e olha sua volta com empatia.

É esta a minha Visão e é com base nela que interajo com o Mundo e todas as suas Criaturas. Faço-o porque sinto um Amor (limitado, é certo, que às vezes não chega para tudo) genuíno e só nele vejo o caminho para uma vida boa e completa.

Sempre que tiverem ideias para a Qualidade de Vida e Dignidade Humana, para a Defesa dos Direitos Cìvicos, para a Defesa dos Animais, para a Eco Sustentabilidade, contem com o meu humilde voluntariado criativo.

Penso que é esta também parte da minha vocação.